segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

TEXTUALIDADE

TEXTO



A origem da palavra texto está no vocábulo “tecer”, ou seja, criar um texto é tecer palavras, idéias para que elas constituam um sentido lógico. Sendo assim, um amontoado de frases justapostas não necessariamente será um texto, só o será se entre elas houver uma relação lógica. O sentido de um texto não advém da soma de frases que o constituem, mas decorre do todo, numa organização macrotextual (coerência) e microtextual (coesão).
O texto escrito se processa segundo algumas normas do nosso conhecimento lingüístico que nos prepara para captarmos o máximo possível, já que é muito difícil absorvermos a sua totalidade.
Para a compreensão, contribui o nosso conhecimento lexical (das palavras), o sintático (da gramática, das relações entre as palavras) e o sintático-semântico (da construção dos elos coesivos). Um texto deve apresentar uma correlação lógica das idéias – coerência - e dos termos de ligação – coesão.

COERÊNCIA TEXTUAL
A coerência textual está ligada ao nível semântico e cognitivo, isso quer dizer que em um texto as afirmações que se fazem devem ter um fundo de verdade em relação ao próprio texto e em relação ao mundo real. A coerência de um texto está ligada à sua organização como um todo, em que devem ser delimitados o início, o meio e o fim e à adequação da linguagem ao tipo de texto.
Observe o seguinte exemplo:
“Há fatores que restringem, hoje, o alcance da globalização da informação. Mas se todas as pessoas têm acesso à Internet, é o bastante para que tal fenômeno adquira grande importância social e mesmo política”.
Ora, não são todas as pessoas que têm acesso à Internet. Tal afirmação não é verdadeira, porque generaliza de forma enganosa. É preciso estar sempre atento às generalizações – tudo, todos, nunca, sempre, apenas, somente – em geral não correspondem à coerência exigida de um texto objetivo.
Preste atenção!
Um texto é coerente quando as idéias e situações que apresentam se harmonizam, se relacionam de maneira lógica. Quando não há coerência, o texto fica sem sentido e não é possível extrair dele conclusões.

COESÃO TEXTUAL

A coesão relaciona-se com o micro-texto, isto é, tem palavras que estabelecem as ligações de idéias. A coesão é importante para estabelecer a coerência de um texto, mas esta não depende unicamente daquela.
Observemos esta última frase. Nela falamos sobre coesão e coerência, mas para evitar repetições empregamos as palavras esta e aquela com referência às anteriores, isto é, o trabalho de coesão de um texto. A palavra isto, da anterior, substitui todos os dizeres colocados antes dela na frase. Também é um termo coesivo. Daí pode-se dizer que as palavras coesivas podem substituir outras para evitar a repetição. Pode-se fazer a substituição de um só termo ou até mesmo de um trecho de texto. Este mecanismo de coesão é denominado referencial.
Referência - A chamada coesão referencial manifesta-se através da estrutura anafórica e da catafórica.
Anáfora – É um termo que evita a repetição de outro. Realiza-se por meio de pronomes pessoais de 3° pessoa e os demais pronomes; também por numerais, advérbios e artigos.
Ex.- O jardineiro molhou as plantas. Elas estão crescendo muito.
João e Pedro trabalham muito, Márcio, porém, não o faz.
Catáfora - Termo que antecipa outro a ser mencionado.Realiza-se através de pronomes demonstrativos ou indefinidos, ou de nomes genéricos, mas também, por meio das demais espécies de pronomes, de advérbios e de numerais.
Ex - Aqui o clima é muito louco. Brasília é uma cidade muito estranha.
Só queremos isto: a vitória.
Observe que os itens coesivos referenciais não podem ser interpretados semanticamente por si mesmo, sem que se faça a vinculação com os termos pressupostos.
OBS - Ainda com relação à analise do sistema de referencia estabelecida em um determinado texto, é importante destacarmos que o estabelecimento de referência tanto pode se dar entre elementos do próprio texto (referência endofórica) – quanto entre elementos não expressos no texto (referência exofórica), que fazem parte da realidade externa.
Ex - Você não se arrependerá de ter feito aquela compra. (referência exofórica)
Valério e Cristina são namorados há um ano. Eles se conheceram no segundo ano colegial. (referência endofórica)

Um comentário:

  1. pois é marta aqui é mateuzinho 1 ano A CAJ
    descubri varias coisas no seu blog muito obrigado

    ResponderExcluir