segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Diário - Um Gênero Especial


O diário íntimo é um gênero textual que pertence ao agrupamento do relatar. Como num relato o produtor reproduz uma experiência vivida e situada em um lugar e um tempo bem determinado, o autor faz uso de um discurso bem interativo, que o expõe na intimidade e, ao mesmo tempo, procura trazer para perto de si o destinatário dando a ele impressão de familiaridade.
O diário íntimo caracteriza-se pela expressão de sentimentos, emoções, e pensamentos do locutor. Essa expressão dá-se através das frases não declarativas, que demonstram estado de espírito de quem fala ou escreve, em relação ao discurso que produz. Além disso, por ser centrado no produtor (primeira pessoa).

O diário de anne frank conta a história de uma menina de família judaica qu viveu na época da segunda guerra mundial, cuja vida lhe reservou pouca sorte e que se escondeu durante anos com a sua família e alguns amigos em Amesterdão para se escapar á fúria hitleriana de acabar com os judeus. Tentou enfrentar em silêncio os nazis e proteger o seu povo. Anne frank, com 13 anos, escreveu neste mesmo diário tudo o que passou com este grupo de pessoas neste período de guerra entre nações até a sua morte.Todo o sofrimento, toda a sua revolta e todas as perguntas que fazia frequentemente a si mesma são relatadas na primeira pessoa neste diário de uma vida não vivida.[BR]Não sabia porquê que o povo hitleriano perseguia os judeus e porquê toda aquela guerra.Mas ao longo do tempo começou a arranjar respostas para as suas dúvidas e tentou arranjar uma maneira de se proteger a si e a toda a sua família. Certo tempo depois foram encontrados e levados para campos de concentração. Anne acabou por morrer no campo de concentração de Bergen-Belsen[ Foi publicado por seu pai, o unico sobrevivente a toda a guerra, Otto Heinrich Frank, o diário que Anne Frank escreveu durante todo aquele tempo de medo, clausura e fuga. E ainda assim, nos tempos de hoje, Anne e toda a sua história coragem e sofrimento são reconhecidos por toda a gente em qualquer parte do mundo.



Um comentário: